Workshop para estabelecimento das “Opções Estratégicas” em Saúde para a área metropolitana de Brasília

ago 19 • Notícias, Saúde • 2298 Views • Comentários desativados em Workshop para estabelecimento das “Opções Estratégicas” em Saúde para a área metropolitana de Brasília

Nos próximos dias 2 e 3 de setembro, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) realizará em Brasília, no âmbito do Projeto Brasília 2060, um workshop que abordará o processo de experimentação, formulação de políticas, planos e programas para a temática de Saúde. O objetivo principal é a identificação, de forma participativa, de opções estratégicas que sejam identificadas como fundamentais para que a temática da Saúde possa cumprir com papel relevante para um projeto de sustentabilidade para a cidade de Brasília e seu entorno.

O evento terá, ademais de sua abertura, uma parte inicial onde será apresentada a linha de base. Após a apresentação, serão discutidas propostas com o objetivo de estimular o debate sobre uma reestruturação da Saúde do Distrito Federal, e que, eventualmente, possam servir de piloto para outras unidades da Federação, atendendo às peculiaridades e idiossincrasias de cada estado brasileiro.

O workshop não tem a pretensão de chegar a um modelo acabado, mas, tão somente, expor ao crivo de especialistas opções que possam agregar valor a um sistema que precisa continuamente ser repensado, em face das atualizações necessárias para que o país possa superar gargalos, por demais conhecidos, a exemplo da busca por mais competitividade da nossa economia, sob uma perspectiva social e de sustentabilidade.

Histórico

Desde janeiro de 2014, o IBICT vem desenvolvendo o Projeto Brasília 2060, cujo objetivo principal é o resgate da atividade de planejamento. Neste sentido, o Projeto representa um experimento de elaboração de políticas, planos e programas públicos, tendo como objeto de trabalho a cidade de Brasília e seu entorno, com duas características principais.

A primeira é a adoção de um método de trabalho, que tem sua origem na avaliação de sustentabilidade. Por este método qualquer trabalho de prospecção de futuro deve ser embasado em visão detalhada e precisa do presente, ou seja, na construção de uma linha de base. Ademais deste aspecto, o método prevê que a formulação de políticas, planos e programas tem de ser realizada tendo-se sempre em consideração a dimensão territorial e a avaliação de impactos das opções de futuro adotadas.

A segunda é o desenvolvimento de um sistema de informações que colete, organize, sistematize e dissemine informações de três naturezas: estatísticas, textos e imagens e informações georreferenciadas. O Projeto Brasília 2060 adotou seis áreas temáticas para o processo de experimentação de formulação de políticas, planos e programas: Educação; Saúde; Segurança Pública; Ciência, Tecnologia e Inovação; Mobilidade Urbana; e Cultura, Esporte e Lazer.

Serviço: Workshop para estabelecimento das “Opções Estratégicas” em Saúde para a área metropolitana de Brasília
Local: Hotel Nacional
Abertura: 02/09, às 9h
Para mais informações: (61) 3217-6365/6120

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »