Fase 6

Observatório em Rede para a Gestão Sustentável do Território

A proposta se fundamenta no modelo europeu de Observatório em Rede, tal como adotado pelo European Observation Network for Territorial Development and Cohesion(ESPON), destacando-se que o Observatório não é um organismo paralelo às instituições setoriais produtoras de dados desagregados; ele não pretende substituir as redes de medidas com competências já estabelecidas. Não se trata de produtor de dados de base sobre o território. É mais uma estrutura institucional de análise, síntese e de difusão de informações para sua gestão estratégica.

O Observatório deve definir claramente quais são as informações e dados que são de sua competência, e os que pertencem às instituições setoriais. Não deve, então, dispor de todas as informações de base que são produzidas pela Rede associada, mas somente daquelas que podem responder a seus objetivos de análises e de síntese.

Este item pressupõe uma harmonização entre as partes para definir quais são os dados e informações setoriais pertinentes para o nível nacional ou local, qual é o nível de síntese setorial, com qual periodicidade, que frequência e em que base.

Resultados esperados
1. Estruturação da Rede Digital Brasília 2060;
2. Descrição do presente e identificação de caminhos estratégicos;
3. Relatório técnico com proposição de alternativas para os temas selecionados pelo projeto;
4. Relatório técnico com análise de compatibilidade das alternativas selecionadas;
5. Relatório técnico com avaliação dos impactos das alternativas estratégicas; e
6. Relatório técnico com proposta de instrumentalização das alternativas estratégicas identificadas para os temas selecionados.

Os comentários estão fechados.