Especializações Inteligentes

Descrição da Área

As Estratégias de Pesquisa e Inovação para Especialização Inteligente constituem uma poderosa metodologia que vem sendo utilizada na União Europeia há mais de uma década para fortalecer as regiões e desenvolver setores inovadores específicos da atividade econômica. A metodologia valoriza as vantagens competitivas e o potencial inovador específico da região, estimulando o investimento privado e o envolvimento de atores-chaves da sociedade, permitindo assim o direcionamento adequado das políticas públicas e dos investimentos públicos nas prioridades corretamente identificadas.

Ainda que amplamente utilizadas na União Europeia, esta metodologia é bastante nova no Brasil, havendo apenas um outro projeto em curso no estado de Pernambuco que a tem adotado. O Projeto Brasília 2060 incorporou a metodologia de Especializações Inteligentes para auxiliar a tarefa de identificação de prioridades regionais em relação ao desenvolvimento de setores inovadores que possam servir de motores para o crescimento econômico da Área Metropolitana de Brasília.

O potencial econômico de Brasília tem sido reconhecido por longo tempo. Além de possuir o maior PIB per capita entre as Unidades Federativas do Brasil, o Distrito Federal tem a maior dotação de capital humano, se medido pela proporção de PhDs na população. Espera-se que a aplicação da metodologia de Especializações Inteligentes colabore para um importante impulso do desenvolvimento de uma visão de médio e longo prazo para a região, objetivo central do Projeto Brasília 2060.

Os comentrios esto fechados.