Educação

Educação é sempre referência fundamental do desenvolvimento sustentável, entendido este como a chance de aprimorar a qualidade de vida da população sem destruir as próprias condições de desenvolvimento. Quando se unem educação e conhecimento, tem-se possivelmente a melhor estratégia para a criação de oportunidades para todos, já que essas cada vez mais são condicionadas pela qualidade educacional da população. Tendo em vista que educação no Brasil ainda é um desafio ingente, em especial a pública, é decisivo buscar aportes teóricos e práticos que garantam a melhoria crescente da qualidade educacional de todos, para que todos possam desfrutar de oportunidades condizentes. Brasília tem, em geral, destaque na educação nacional, em parte porque herdou um sistema federal que se tornou distrital, e nisto, entre outras marcas, veio o maior salário docente do país e várias propostas educacionais que ainda persistem como escola classe, escola parque etc. Mesmo assim, a situação ainda está longe do desejável. No ensino médio, o Ideb está ainda abaixo da média nacional, não sendo certamente um problema do Distrito Federal apenas, mas de todo país: os índices de desempenho escolar caem à medida que se avança para a conclusão do ensino médio.

O Projeto Brasília 2060 tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema de informações para a realização da atividade de gestão estratégica em nível governamental, utilizando como estudo de caso a Área Metropolitana de Brasília (AMB).

No que concerne à Educação, o projeto busca lançar perspectivas inovadoras na área, a partir do diálogo com os múltiplos atores que constituem o processo educar, tendo como ponto focal a escola. O ponto de partida é a revisão do conceito de educação de qualidade para posterior construção de indicadores que contribuam para a definição de diretrizes, que subsidiem o desenvolvimento, a elaboração, a implementação e a avaliação de políticas, planos e programas para uma Educação de Boa Qualidade.

A título de projeto piloto, busca-se mostrar que é possível outra educação, marcada também pela ética da responsabilidade infantil, familiar, comunitária, local e global.

Oferecer educação de qualidade – educação integral, geradora de desenvolvimento sustentável – é um objetivo que deve ser prioritário para todas as redes de ensino e escolas públicas do Brasil, perseguindo como meta garantir um aprendizado de alta qualidade para todos os educandos matriculados no Ensino Básico.

Principais Diretrizes 

A diretriz maior (não única) é a qualificação docente, porque estudante aprende bem com professor que aprende bem. Outra educação se faz com outro professor, valorizado socioeconômica e profissionalmente, capaz de garantir que o estudante aprenda da melhor maneira possível. Deve poder haurir fundamentos de todos os teóricos disponíveis, desde que o faça de modo autoral, com condições de proposta própria. O professor sozinho não resolve nada, porque nenhum fator isolado conseguiria; mas é peça chave. Por isso, trabalhar bem as condições docentes é desafio fundamental do Projeto, de sorte que se possa sinalizar claramente o tipo de professor de que precisamos para uma escola à altura das expectativas e dos direitos da população. Pretende-se que o professor volte a estudar, não permaneça com cursos tradicionais em geral ineptos, exercite sua autoria constante e sistematicamente, insira em seu desempenho profissional a formação permanente como condição natural, tenha texto próprio e maneje bem ambientes virtuais de aprendizagem.

Outra diretriz é mudar por completo o ambiente de aprendizagem, dentro da referência da “comunidade de aprendizagem”, saindo do instrucionismo, em especial da aula instrucionista (copiada para ser copiada). Aqui também a qualidade docente é crucial, porque, ao final, o estudante aprende como o professor aprende. É muito importante saber lidar crítica e criativamente com pedagogias autorais, como da pesquisa e elaboração, do projeto, da aprendizagem situada, significativa, de sorte que o estudante possa erigir-se como protagonista de sua aprendizagem, tendo no professor seu orientador maiêutico, sempre presente. As crianças vêm à escola para produzir conhecimento próprio, cercada de ambientes adequados à sua idade e desenvolvimento (lúdicos, participativos, envolventes, coletivos, responsáveis etc.). O ambiente supõe naturalmente “tempo integral”, embora a referência mais concreta seja de “escola integral”, por buscar oferecer ao estudante um espectro amplo de oportunidades formativas. Podemos aí diluir as séries ou anos, montando um percurso de evolução na autonomia/autoria do estudante, à medida que vai abordando referências curriculares de maneira construtiva, autopoiética, participativa e envolvente.

Espera-se ofertar um conjunto de conceitos, indicadores e estratégias que possam ser úteis em diversos sentidos, para além do tema educação, que é, por si, transversal. Os resultados do eixo Educação, além de embasar políticas, podem subsidiar novas iniciativas de pesquisa e reflexão sobre o que é educação de boa qualidade e como mensurá-la a partir da análise de realidades locais e do diálogo comunitário. Abre campo para a implementação de estratégias de mudança, a fim de que os indicadores e as diretrizes sejam vetores de transformação social.

Resultados esperados

O resultado maior é aprender bem. Nada substitui essa meta, porque tudo na escola precisa conspirar em favor dela. Pode-se usar a métrica do Ideb, ainda que seja muito restrita e tenda a distorcer o currículo (estudam-se apenas língua portuguesa e matemática), sendo, então, pretensão do Projeto elevá-lo a níveis bem acima dos usuais, próximo de 10. A demonstração do que seria aprender é desafio central do Projeto, para servir de referência, ainda que não se pretenda fabricar nenhum modelo acabado. Quer-se desvelar que é possível aprender bem, não é enigma nem acaso, mas realização bem possível, se tivermos as condições necessárias, a começar pelo professor dotado de qualidade profissional adequada.

Outro resultado crucial é construir uma docência marcada pela aprendizagem própria, longe da aula tradicional, capaz de acompanhar de perto estudante por estudante, garantindo-lhe crescimento incessante em autonomia e autoria. A escola pode montar materiais didáticos próprios, junto com os estudantes e em consonância com a comunidade acadêmica, pela via da pesquisa e elaboração, para reconstruir teorias e práticas incessantemente.

Equipe de Trabalho

Para conhecer a equipe de trabalho consulte o item “Equipe”, no menu principal do site.

 

Documentos da área de Educação (Clique para baixar):

Linha de Base

Outros documentos (Clique para baixar):

Relatório de Conclusão

Construção do Mapa Estratégico Geral

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