Sistema de Informações do Brasília 2060 é tema de encontro entre equipes

jul 6 • Notícias • 1746 Views • Comentários desativados em Sistema de Informações do Brasília 2060 é tema de encontro entre equipes

A equipe do Sistema de Informações do Projeto Brasília 2060 apresentou o primeiro esboço da sistematização dos dados do Projeto durante reunião realizada na sede do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no final de junho. O Sistema de Informações do Projeto Brasília 2060 contemplará informações organizadas pelas seguintes áreas do Projeto: Ciência, Tecnologia e Inovação; Cultura, Esporte e Lazer; Educação; Especializações Inteligentes; Expansão Urbana e Uso da Terra; Mobilidade Urbana; Planejamento, Gestão, Orçamento e Fazenda; Saúde; e Segurança Pública.

Ao longo da reunião, o professor Paulo Egler, coordenador do Projeto Brasília 2060, explicou que a proposta é que o Sistema de Informações do projeto colabore no suporte à gestão e planejamento de cidades sustentáveis. “Um sistema como o do Projeto Brasília 2060 pode vir a ser um instrumento fundamental para quem quiser fazer uma boa gestão e planejamento de governo, de modo a subsidiar a formulação de políticas públicas, as quais seriam baseadas em informações reais”, detalhou Paulo Egler.

Sendo assim, como reforçou Paulo Egler, o Sistema de Informações do Projeto Brasília 2060 tem como missão consolidar “um trabalho mais analítico e multidisciplinar, no sentido de gerar subsídios e informações para um processo de tomada de decisão mais bem fundamentado e informado”.

Secretária parlamentar e assessora da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, a professora Maria Amélia Teles, presente durante o evento, elogiou a iniciativa da construção do Sistema de Informações do Projeto Brasília 2060. “Esse sistema é robusto e singular e poderá contribuir significativamente para o futuro da cidade, uma vez que poderá ser utilizado por formuladores de políticas públicas”.

A proposta das equipes do Projeto Brasília 2060 é que a produção das pesquisas realizadas seja organizada e arquivada a partir de um repositório do conhecimento. O repositório utilizará uma ferramenta chamada Dataverse, um sistema operacional que é produzido e distribuído pela Universidade de Harvard. A ferramenta Dataverse está em processo de customização e será integrada à rede do Dataverse Harvard.

Foto de capa: Criada por jannoon028/Freepik.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »