Equipes identificam as principais ações e propostas para o Projeto Brasília 2060
Com o objetivo de mapear as ações multidisciplinares realizadas no Projeto Brasília 2060, as equipes de todas as áreas temáticas reuniram-se no último dia 23, na sede do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Durante o encontro entre as equipes, os pesquisadores discutiram as ações realizadas por cada área, até o momento, e apresentaram as opções estratégicas e diretrizes, tendo como finalidade a construção de um repositório do conhecimento desenvolvido pelo Projeto – o Sistema de Informações do Projeto Brasília 2060. As equipes estão na fase de produção das pesquisas, documentos e mapas que serão disponibilizados no repositório público.
Como detalhou o coordenador do Projeto Brasília 2060, o professor Paulo Egler, o Projeto Brasília 2060 é uma atividade de experimentação para a elaboração de uma proposta geral em relação aos principais problemas enfrentados na Área Metropolitana de Brasília (AMB).
“Na atual fase do Projeto, as equipes têm como missão identificar para cada área, de maneira integrada com as demais, as atividades-chave e as principais ações, diretrizes e propostas para a AMB, de modo a subsidiar o planejamento e a gestão de políticas públicas”, explicou o coordenador.
O repositório do Projeto Brasília 2060 utilizará uma ferramenta chamada Dataverse, um sistema operacional que é produzido e distribuído pela Universidade de Harvard. A ferramenta Dataverse está em processo de customização e será integrada à rede do Dataverse Harvard. Outro componente do Sistema de Informações que será estruturado em 2018 é a disponibilização de um servidor de mapas para a visualização dos mapas georreferenciados da Área Metropolitana de Brasília.
Foto de capa: Prof. Paulo Egler (coordenador do Projeto Brasília 2060) e André Clemente (coordenador da área de Planejamento, Gestão, Orçamento e Fazenda) durante o evento.
Post Relacionados
« Pesquisadores de Segurança Pública conhecem as experiências das centrais de emergência de MG e SP Equipe de Planejamento, Gestão, Orçamento e Fazenda apresenta resultados sobre Infraestrutura na AMB »