O tema Cultura, Esporte e Lazer integra o “Projeto Brasília 2060”, sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O objetivo do Projeto é a formulação de opções estratégicas para a Área Metropolitana de Brasília (AMB) com vistas a subsidiar a gestão pública. Por meio da elaboração de linhas de base (baselines) são geradas informações essenciais para processos de tomadas de decisões. Os elementos norteadores para o entendimento de novos desafios dos (03) subtemas ‘Cultura, Esporte e Lazer’ consistem notadamente em: a) conceituar cada subtema; b) identificar instituições, programas e ações; c) evidenciar as percepções e demandas da sociedade; d) realizar um levantamento de indicadores; e, e) embasar e propor opções estratégicas para o enfrentamento das principais causas dos problemas que afetam as temáticas.
O termo Cultura abrange várias acepções que se apresentam em diferentes cenários políticos, socioeconômicos e ambientais, seja na cultura de massas por meio de um padrão compartilhado pela maior parte da sociedade, independentemente da sua posição social, seja no conhecimento erudito limitado a poucos. As diferentes culturas, consideradas em sua interligação com o desenvolvimento sustentável, representam uma ‘via de mão dupla’. Tanto dirigem como são dirigidas pelo desenvolvimento de determinados países ou, mais especificamente, pelo desenvolvimento regional, local ou territorial.
O setor do Esporte é considerado como uma realidade que comporta múltiplas manifestações e sua estrutura organizacional levará em consideração os novos conceitos a serem abordados nesse diagnóstico, que comportará no máximo três níveis de subdivisão, de maneira a delimitar as características internas desse setor e a não fragmentar o fenômeno social de forma excessiva.
Contemporaneamente, observa-se que algumas áreas de conhecimento (sociologia, filosofia, etimologia, história, geografia, administração, economia, arquitetura e urbanismo, matemática, enfermagem, turismo e hotelaria, educação física, antropologia cultural, pedagogia e psicologia) têm dedicado atenção ao estudo do lazer. Essa observação reforça a característica multidisciplinar dessa temática, o que, por um lado, confere diversidade e riqueza cultural aos debates, mas, por outro lado, dificulta a conformação de um conceito unívoco. Por conseguinte, faz mais sentido falar em conceitos de lazer, os quais vão gravitar de uma concepção hedonista, na qual o lazer é fenômeno diretamente ligado à ludicidade e a uma prática desinteressada ou voluntária, até interpretações crítico-dialéticas, que o compreendem como tempo e espaço de apropriação crítica de cultura mediado pelas tensões entre capital e trabalho existentes na sociedade contemporânea.
Principais diretrizes e resultados esperados
Inicialmente, a pesquisa almeja a criação de uma linha de base a partir de três categorias analíticas: a) arcabouço jurídico-legal; b) ações e programas; e c) equipamentos e espaços do tema. A meta síntese proposta para o Esporte é promover, em parceria com a Educação, a universalização da aprendizagem multiesportiva para todas as crianças em idade escolar e, paralelamente, viabilizar a especialização esportiva para todas as pessoas interessadas em se dedicar a uma modalidade esportiva em particular. De posse desse conjunto de informações, pretende-se realizar um nível de detalhamento capaz de embasar e complementar a formação de cenários, tendencial e prospectivo, que subsidiem a proposição de opções estratégicas para o enfrentamento das principais causas dos problemas que afetam o desenvolvimento da cultura, esporte e lazer na Região Metropolitana de Brasília. Por fim, acredita-se que as análises, conclusões e apontamentos produzidos constituirão importante subsídio às políticas e programas empreendidos pelo governo local, sobretudo em ações guiadas por uma gestão estratégica e visão sustentável da cidade.
Equipe de Trabalho
Para conhecer a equipe de trabalho consulte o item “Equipe”, no menu principal do site.
Documentos da área de Cultura, Esporte e Lazer (Clique para baixar):