Segurança Pública

O componente da Segurança Pública do Projeto Brasília 2060 tem a missão de formular um projeto de “Opções Estratégicas” para a Área Metropolitana de Brasília (AMB). A tarefa de apontar tais opções tem como propósito subsidiar a gestão pública de maneira fundada no conhecimento, incluindo padrões e tendências detectadas a partir de uma Linha de Base (LB). A partir desse marco/diagnóstico buscar-se-á projetar opções estratégicas efetivas, eficazes e eficientes para a gestão da segurança pública local da AMB.

A segurança pública, que é mais fácil de ser sentida do que definida, refere-se ao afastamento de todo os males e perigos que possam afetar a convivência ordeira das sociedades, males esses em prejuízo da vida, da liberdade, ou da propriedade dos cidadãos. A existência de segurança pública depende de um esforço coletivo: por um lado, a segurança pública começa pela postura do próprio indivíduo, a partir de estilos de vida que favoreçam a sua incolumidade. Por outro lado, a segurança pública fica materializada pluralmente quando uma comunidade respeita os interesses coletivos, em detrimento de vontades particulares potencialmente contrárias ao “Bem Comum”. Por fim, a segurança pública é provida pelo Estado sob a forma de um serviço, o qual é realizado pelas instituições do sistema de justiça criminal, dentre as quais se destacam as polícias e corpos de bombeiros.

Semelhantemente ao que ocorre em outros lugares, a gestão da segurança pública da AMB afeta direta e primariamente a manutenção e a qualidade da vida das pessoas que vivem no território da sede do governo central do país e área metropolitana contígua. Pari passu com a prestação de serviços pela justiça e sistema prisional, a segurança pública pode ser considerada essencial, vis-à-vis sua centralidade em assegurar a incolumidade das pessoas e patrimônio correspondente. Sem segurança pública é impossível ter paz e tranquilidade, atributos básicos da vida individual e em comunidade, aí incluídos o desenvolvimento social e econômico, bem como a própria qualidade de vida.

Equipe de Trabalho

Para conhecer a equipe de trabalho consulte o item “Equipe”, no menu principal do site.

 

Documentos da área de Segurança (Clique para baixar):

Linha de Base

Opções Estratégicas

Refinamento das Opções Estratégicas

 

Outros Documentos/Textos de referência:

Boletim de Análise Político-Institucional, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Cenários Prospectivos em Segurança Pública, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Helder Ferreira e Elaine Marcial).

Impacto do Programa Fica Vivo na redução dos homicídios em comunidade de Belo Horizonte. Artigo da Rev Saúde Pública, 2010.

Levantamento de Governança de Segurança Pública – iGovSeg2013, do TCU.

O Pacto pela Vida e a Redução de Homicídios em Pernambuco, do Instituto Igarapé (José Luiz Ratton, Clarissa Galvão, Michelle Fernandez).

Programa de Controle de Homicídios – Fica Vivo!

Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro: uma história a partir das percepções e reflexões do gestor responsável por sua implantação. Artigo da Rev. Adm. Pública, 2015.

Relatório Final do Projeto Conexão Local – Programa de Controle de Homicídios – Fica Vivo!

 

Os comentrios esto fechados.