Projeto do Ibict divulga documentos que traçam panorama da segurança pública na Área Metropolitana de Brasília

abr 27 • Notícias • 1100 Views • Comentários desativados em Projeto do Ibict divulga documentos que traçam panorama da segurança pública na Área Metropolitana de Brasília

O Projeto Brasília 2060, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), divulgou no início de abril a linha de base e as opções estratégicas da área temática de Segurança Pública, um dos temas tratados pelo projeto.

Brasília 2060 é uma iniciativa de planejamento sustentável para o Distrito Federal e área metropolitana para os próximos 46 anos. O projeto é, nesse sentido, um exercício de elaboração de políticas públicas, planos e programas.

A linha de base, produzida pela equipe do projeto, segue a materialização de uma síntese capaz de subsidiar com o conhecimento necessário uma escolha (dentre várias possíveis) para a formulação de opções estratégicas, que constituirá uma etapa subsequente do trabalho a ser desenvolvido pelo Projeto Brasília 2060.

Segundo o coordenador da área temática de Segurança Pública do Brasília 2060, George Felipe de Lima Dantas, o trabalho realizado na produção desses documentos, que já perfaz quase dois anos, foi validado por meio de um processo de consulta aos gestores da segurança pública da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. “Em seguida, houve um novo processo de validação das conclusões. Depois disso, nós chegamos à linha de base e ao estabelecimento das opções estratégicas”, explica George Felipe.

O processo de validação dos documentos também ajudou a elencar as opções estratégicas. Especialistas da área validaram os diagnósticos e as quatro opções estratégicas apontadas, que são: Materiais e Processos; Recursos Humanos; Gestão do Conhecimento e Integração.

O coordenador do Projeto Brasília 2060, professor Paulo Egler, afirma que, de agora em diante, a sociedade tem acesso aos documentos, podendo comentar, discutir e opinar sobre o conteúdo produzido. “Essa é a forma de manter a interatividade entre o Ibict, o projeto, os especialistas e a sociedade”, detalha o coordenador.

Linha de Base

O documento possui uma série de informações que retratam a atual situação da segurança pública em Brasília. Entre os temas tratados estão o Sistema de Justiça Criminal; o Papel da Defesa Civil no Sistema de Justiça Criminal; o Ciclo Policial no Sistema de Justiça Criminal; e as Causas de Violência e Criminalidade, assim como respectivas respostas em termos de políticas públicas. Segundo a Linha de Base, os novos caminhos a serem discutidos se justificam pela transversalidade do tema Segurança Pública com outras temáticas, tais como: Educação, Saúde, Habitação/Urbanização e Serviço Social.

Opções Estratégicas

A formulação das Opções Estratégicas do tema Segurança Pública tem como tarefa apontar opções com o propósito de subsidiar a gestão pública de maneira fundada no conhecimento. As opções foram elencadas graças ao levantamento presencial dos temas de segurança pública, com uso de metodologias participativas, e alcançaram seus objetivos de subsidiar a pesquisa com propostas ancoradas na experiência de atores-chave, tendo como ponto de partida o diagnóstico prévio (linha de base).

Os documentos estão disponíveis no endereço http://brasilia2060.ibict.br/temas-2/seguranca.

 

Comunicação Social do Projeto Brasília 2060

Foto: Elvis Santana (Licença de conteúdo FreeImages.com)

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »