Equipes do Projeto Brasília 2060 discutem a estruturação de um sistema de informações

out 26 • Notícias • 1801 Views • Comentários desativados em Equipes do Projeto Brasília 2060 discutem a estruturação de um sistema de informações

“O grande objetivo do Projeto Brasília 2060 é pensar a estruturação de um sistema de informações que possa oferecer subsídio aos processos de gestão estratégica de cidades sustentáveis. Em todas as áreas do projeto, o trabalho vem sendo feito com um conjunto extenso de dados e de informações”, explicou o professor Paulo Egler, coordenador do Projeto Brasília 2060, realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), durante evento na sede do Instituto, no dia 25 de outubro.

O evento envolveu cerca de 30 pessoas, entre especialistas, pesquisadores, colaboradores e voluntários do Projeto Brasília 2060, com a finalidade de pensarem a organização do conjunto de informações, indicadores e parâmetros reunidos durante as atividades da pesquisa.

“O projeto pauta-se na preocupação de como vamos estruturar um sistema de informações robusto, que possa ter continuidade. Tal preocupação está embasada em experiências anteriores de atividades de planejamento territorial no país, nas quais, ao final, são produzidas informações, dados e análises, mas que acabam se perdendo porque não se viabiliza uma estrutura institucional que possibilite a continuidade e a sustentabilidade desses sistemas”, acrescentou Paulo Egler.

Cecília Leite, diretora do IBICT, explicou que pensar políticas públicas na área da informação é uma das missões do Instituto, de modo que o Projeto Brasília 2060 está alinhado às demandas do presente e do futuro: “Uma das metas do projeto é criar condições para que os gestores possam criar políticas públicas. Não podemos pensar em criar uma infraestrutura informacional para o desenvolvimento do país sem pensar em políticas publicas para essa área. É um projeto que trabalha com várias frentes, entre as quais, a organização da informação”.

Durante a reunião, as equipes das áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação; Cultura, Esporte e Lazer; Educação; Especializações Inteligentes; Expansão Urbana e Uso da Terra; Mobilidade Urbana; Planejamento, Gestão, Orçamento e Fazenda; Saúde; e Segurança Pública buscaram definir as principais atividades e atribuições do Sistema de Informações do projeto. A proposta é que as áreas discutam conjuntamente e troquem experiências até o término da estruturação institucional do Sistema.

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