Equipes do Projeto Brasília 2060 discutem a construção do Sistema de Informações

jan 29 • Notícias • 2071 Views • Comentários desativados em Equipes do Projeto Brasília 2060 discutem a construção do Sistema de Informações

Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, as equipes das áreas temáticas de Expansão Urbana e Uso da Terra e Segurança Pública, além dos coordenadores das demais áreas temáticas do Projeto Brasília 2060, reuniram-se no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para o planejamento das primeiras atividades de 2018.

O principal objetivo das equipes neste ano é a criação do Sistema de Informações do Projeto Brasília 2060. A proposta das equipes das áreas temáticas é que a produção das pesquisas do Projeto Brasília 2060 seja organizada e arquivada a partir de um repositório do conhecimento.

Conforme o professor Paulo Egler, coordenador do Projeto Brasília 2060, para a construção do Sistema de Informações, “é preciso um trabalho integrado entre as áreas temáticas do Projeto, de modo que as equipes realizem o levantamento das necessidades e demandas, com um olhar especial para a infraestrutura e para os sistemas”.

O repositório utilizará uma ferramenta chamada Dataverse, um sistema operacional que é produzido e distribuído pela Universidade de Harvard. A ferramenta Dataverse está em processo de customização e será integrada à rede do Dataverse Harvard. Outro componente do Sistema de Informações que será estruturado em 2018 é a disponibilização de um servidor de mapas para a visualização dos mapas georreferenciados da Área Metropolitana de Brasília (AMB).

Os próximos passos das equipes envolvem a definição de procedimentos para classificação e inserção de dados de material cartográfico já produzido na primeira fase de atividades dos eixos temáticos. Além disso, está sendo avaliada a construção de um mapa geral e de mapas específicos para cada tema do Projeto Brasília 2060.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »