Participação qualificada e diálogo marcam o Workshop para Estabelecimento das Opções Estratégicas em Especializações Inteligentes

out 2 • Notícias • 2173 Views • Comentários desativados em Participação qualificada e diálogo marcam o Workshop para Estabelecimento das Opções Estratégicas em Especializações Inteligentes

“Entre os principais objetivos do Workshop para Estabelecimento das Opções Estratégicas em Especializações Inteligentes, tínhamos o propósito de que o tema Especializações Inteligentes pudesse ser conhecido e discutido com representantes da quadrupla hélice [governo, academia, setor produtivo e sociedade], especialmente nos subtemas Bioeconomia e Tecnologias da Informação e Comunicação”, avalia Neantro Saavedra Rivano, coordenador da área de Especializações Inteligentes do Projeto Brasília 2060, realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), no final de agosto de 2017, em Brasília.

O workshop também teve como objetivo promover o diálogo sobre as áreas temáticas e as opções de desenvolvimento socioeconômico para a Área Metropolitana de Brasília (DF). “Além desses objetivos, pudemos chegar a alguns achados importantes, uma vez que era um exercício daquilo que se chama de descoberta empreendedora. Foram geradas várias ideias inovadoras, então, nesse sentido, os resultados do Workshop permitem que a equipe continue avançando nos trabalhos”, detalha Neantro.

Como explica Ana Carolina Bussacos, responsável pelo subtema Bioeconomia, as colaborações dos participantes do evento foram vitais para a construção das opções estratégicas da área de Especializações Inteligentes. “Na área de Bioeconomia, o principal apontamento foi a necessidade de uma infraestrutura institucional que armazene, colete e organize dados. Por exemplo, sempre que procuramos algum dado, por exemplo, de agricultura ou saúde, temos muita dificuldade em obter esses dados. O conhecimento aprofundado sobre a AMB é fundamental para o trabalho dos formuladores de políticas públicas”, explica Ana Carolina.

“A metodologia adotada na área de Especializações Inteligentes do Projeto Brasília 2060 [Estratégias de Pesquisa e Inovação para Especialização Inteligente, em inglês Research and Innovation Strategies for Smart Specialization – RIS3] é robusta e tem colaborado para alcançarmos resultados e produtos importantes para o projeto”, acrescenta Paulo Foina, responsável pelo subtema Tecnologias da Informação e Comunicação.

Apresentação na Fibra – A equipe da área de Especializações Inteligentes esteve presente na 18ª Reunião do Comitê Gestor do Núcleo de Inovação Fibra, realizada no dia 14 de setembro. No evento, representaram a equipe do Projeto Brasília 2060 Ana Carolina Bussacos, Neantro Saavedra Rivano e Paulo Foina, integrantes da equipe de Especializações Inteligentes.

A equipe de Especializações Inteligentes apresentou, durante a reunião, os principais resultados do Workshop para Estabelecimento das Opções Estratégicas em Especializações Inteligentes. Além disso, também foram debatidos na 18ª Reunião do Comitê Gestor do Núcleo de Inovação Fibra questões como a inovação na área da segurança da informação e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, (SNCT 2017), que será realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), de 23 a 29 de outubro de 2017.

Fonte: Comunicação do Projeto Brasília 2060

Foto da notícia: Ana Batista (Licença de conteúdo FreeImages.com)

 

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »