Descritivo do Workshop sobre Segurança Pública na Área Metropolitana de Brasília (AMB) – Hotel Nacional, Brasília, 4 e 5 de março de 2015

mar 11 • Notícias, Segurança Pública • 2371 Views • Comentários desativados em Descritivo do Workshop sobre Segurança Pública na Área Metropolitana de Brasília (AMB) – Hotel Nacional, Brasília, 4 e 5 de março de 2015

Realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o workshop foi uma ação parte do “Projeto Brasília 2060”. Trata-se de um experimento de elaboração de políticas, planos e programas públicos cujo objeto de trabalho é a Área Metropolitana de Brasília (AMB) nos próximos 45 anos.

O projeto, o qual adota uma metodologia intitulada “Análise de Sustentabilidade”, envolve pesquisas em seis áreas temáticas precípuas, quais sejam: Educação; Saúde; Segurança Pública; Ciência, Tecnologia e Inovação; Mobilidade Urbana; e Cultura, Esporte e Lazer. O produto final do projeto será o desenvolvimento de um sistema de informações estratégicas que colete, organize, sistematize e dissemine informações de três naturezas: estatísticas, textos e imagens e informações georreferenciadas.

A finalidade disso é estabelecer um planejamento e respectivas políticas públicas que levem em consideração as peculiaridades e complexidades dessa área, em especial a distribuição geográfica da população e os riscos sociais que se dispõem em dois entes federativos (DF e Goiás) com amplas disparidades socioeconômicas.

O workshop consistiu na determinação e priorização de temas da segurança pública agrupados em quatro grandes vertentes, (i) recursos humanos, (ii) materiais e processos, (iii) integração, e (iv) gestão pelo conhecimento. Esses temas foram definidos no transcurso da pesquisa e observaram a Análise de Sustentabilidade empregada pelo IBICT, bem como a transversalidade do tema “Segurança Pública” com as demais áreas temáticas do Projeto Brasília 2060. Essa mesma metodologia tornou possível que os grupos de trabalho, de constituição/origem diversificada e abrangente em termos dos seus membros constitutivos, manifestassem opiniões francas e objetivas, todas elas registradas sem qualquer tipo de restrição, incluindo expressões tanto de consenso quanto dissenso. Ao final, o produto resultante de cada grupo foi submetido, em regime de plenária, à consideração a todos os participantes, o que legitimou o trabalho realizado.

As questões trabalhadas no workshop já haviam sido submetidas a um primeiro estágio de debate e exame, em uma fase imediatamente anterior ao evento e em que cada um dos quatro grandes temas/vertentes foi “validado” por protagonistas setoriais da gestão da segurança pública do Distrito Federal (bombeiros, policiais civis e militares, gestores e agentes de trânsito). Antes disso, ainda, o “Componente Segurança Pública” traçou uma “Linha de Base” (diagnóstico) da segurança pública na “Área Metropolitana de Brasília”, propondo elementos que subsidiaram a identificação dessas quatro vertentes.

Os pesquisadores do “Componente Segurança Pública”, no estabelecimento inicial das bases do estudo, foram selecionados pelo IBICT à luz de suas respectivas credenciais acadêmicas, bem como exposição prévia ao setor da segurança pública em termos de gestão e/ou operacionalmente.

O trabalho sobre segurança pública, bem como em relação às outras áreas da gestão pública que estão sendo trabalhadas concomitantemente, irá continuar sendo realizado ao longo de 2015. Por derradeiro, os produtos da “Tecnologia do Conhecimento” (constitutivos da missão institucional do IBICT) ficarão disponíveis tanto para utilização local na AMB, bem como nos demais entes federativos e por órgãos federais da administração central do país, pela total aplicabilidade e adequação desse importante e pioneiro trabalho às realidades específicas de cada ente ou órgão.

Descritivo do Workshop sobre Segurança Pública na Área Metropolitana de Brasília preparado pela equipe de Segurança Pública do Projeto Brasília 2060.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »