IBICT e Universidade de Aveiro discutem cooperação por meio do e-Planning

maio 18 • Notícias • 3322 Views • Comentários desativados em IBICT e Universidade de Aveiro discutem cooperação por meio do e-Planning

Assumir novos desafios para melhorias da administração pública, adaptando-se à nova realidade da sociedade da informação e do conhecimento, utilizando uma nova área de investigação científica de natureza transdisciplinar, o e-Planning. Esse foi um dos objetivos da reunião entre representantes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Universidade de Aveiro, de Portugal, realizada no dia 10 de maio, em Brasília.

O e-Planning, uma nova metodologia de investigação científica de natureza transdisciplinar – que surgiu no Massachets Institute of Technology (MIT), aborda a nova geração das tecnologias da informação e comunicação, criando condições para a melhoria do governo e da administração pública, seja de um país, uma região ou uma cidade.

“A visita do professor Pedro Ferraz de Abreu, representante da Universidade de Aveiro e um dos pioneiros na utilização da metodologia e-Planning, reforça o diálogo de uma parceria, trazendo esse conhecimento para o Brasil”, disse a diretora do Ibict, Cecília Leite, durante o encontro. “Essa cooperação vem ao encontro de tudo o que temos trabalhado, no sentido de colocar a ciência da informação e a própria informação como elemento integrador das diversas áreas do conhecimento”.

Para o professor Pedro Ferraz, a reunião reforça as atividades do IBICT com o consórcio e-Planning. “O encontro reinicia uma caminhada concreta de colaboração entre as duas instituições. Ações como esta proporcionam trocas de experiências, ideias, além de construir novos conceitos. Hoje, também falamos sobre a necessidade de reconstruir e redesenhar o conceito sustentabilidade para o século XI, nos adaptando à revolução tecnológica, estando na linha de frente do pensamento”, observou o representante da Universidade de Aveiro.

Entre os presentes na reunião estavam o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos do Ibict, Arthur Fernando Costa, a coordenadora do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do Ibict, Bianca Amaro de Melo, o coordenador do Projeto Brasília 2060, Paulo Egler, e os consultores do Ibict Ricardo Rodrigues e Rossana Moura.

Entre os principais resultados da visita do professor Pedro Ferraz está a renovação da parceria com o Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa, do qual Ferraz é presidente, por um período de mais cinco anos.

Fonte: Núcleo de Comunicação Social do Ibict

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »