Sua empresa atua na área de Especializações Inteligentes? Colabore com o Projeto Brasília 2060!

abr 23 • Notícias • 1946 Views • Comentários desativados em Sua empresa atua na área de Especializações Inteligentes? Colabore com o Projeto Brasília 2060!

A Coordenação de Pesquisa em Especializações Inteligentes (método RIS3) do Projeto Brasília 2060, realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), está realizando um mapeamento do cenário da inovação na Área Metropolitana de Brasília (AMB). Para isso, a proposta é que empresas das áreas de Bioeconomia, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Economia Criativa e Agronegócios que atuem na AMB preencham um questionário que contém perguntas relacionadas à área, mercado, perfil e tempo de atuação.

A pesquisa tem o propósito de identificar áreas de maior potencial de desenvolvimento socioeconômico e apontar caminhos e estratégias, respeitando as características e vocações da AMB. Após a finalização da pesquisa, a equipe da área de Especializações Inteligentes compartilhará com as empresas respondentes os resultados obtidos.

“Nossa expectativa, a partir das respostas das empresas, é que possamos construir um diagnóstico aprimorado sobre a área empresarial da AMB em especializações inteligentes e, também, a preparação de um evento sobre essa temática ainda no ano 2018”, explica Neantro Saavedra Rivano, coordenador da área de Especializações Inteligentes do Projeto Brasília 2060.

RIS3: A Estratégia de Pesquisa e Inovação para Especialização Inteligente (RIS3) constitui uma poderosa metodologia que vem sendo utilizada na União Europeia há mais de uma década para fortalecer as regiões e desenvolver setores inovadores específicos da atividade econômica. A metodologia valoriza as vantagens competitivas e o potencial inovador específico da região, estimulando o investimento privado e o envolvimento de atores-chaves da sociedade, permitindo assim o direcionamento adequado das políticas públicas e dos investimentos públicos nas prioridades corretamente identificadas.

Ainda que amplamente utilizada na União Europeia, a metodologia é bastante nova no Brasil. O Projeto Brasília 2060 incorporou a metodologia de Especializações Inteligentes para auxiliar a tarefa de identificação de prioridades regionais em relação ao desenvolvimento de setores inovadores que possam servir de motores para o crescimento econômico da Área Metropolitana de Brasília.

O questionário está disponível no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/1CLta-WOP4Kp-hPwArJOK4YGDyEGZPnTR-iMVqW-zKQ4

Foto: Davide Guglielmo (Licença de conteúdo FreeImages.com)

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »