Subsecretário de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do DF visita o Ibict

abr 3 • Notícias • 2311 Views • Comentários desativados em Subsecretário de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do DF visita o Ibict

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) recebeu, no dia 29 de março, a visita de Mauro Carneiro, responsável pela Subsecretaria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal. Durante a visita, que contou com a presença das equipes de coordenação e da área de Especializações Inteligentes do Projeto Brasília 2060, Carneiro explicou as principais ações que norteiam o trabalho da Secretaria.

Como explicou Carneiro, entre as atividades prioritárias da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal está a área de bioeconomia, que abrange investimentos em sustentabilidade, tecnologias voltadas para a inovação e soluções para os desafios sociais e econômicos da região. O subsecretário acrescentou que o Cerrado é um dos principais pontos fortes do Distrito Federal. Nesse sentido, para Carneiro, devem ser pensadas as melhores opções econômicas para o DF, sem que, no entanto, sejam esquecidas a sustentabilidade e o planejamento urbano.

Na reunião, o subsecretário conheceu as atividades da área de Especializações Inteligentes do Projeto Brasília 2060, a partir de uma apresentação realizada pelo coordenador da iniciativa, o professor Paulo Egler. As Estratégias de Pesquisa e Inovação para Especialização Inteligente constituem uma poderosa metodologia que vem sendo utilizada na União Europeia há mais de uma década para fortalecer as regiões e desenvolver setores inovadores específicos da atividade econômica.

A metodologia valoriza as vantagens competitivas e o potencial inovador específico da região, estimulando o investimento privado e o envolvimento de atores-chaves da sociedade, permitindo assim o direcionamento adequado das políticas públicas e dos investimentos públicos nas prioridades corretamente identificadas. O Projeto Brasília 2060 incorporou a metodologia de Especializações Inteligentes para auxiliar a tarefa de identificação de prioridades regionais em relação ao desenvolvimento de setores inovadores que possam servir de motores para o crescimento econômico da Área Metropolitana de Brasília.

Como resultados da reunião, as equipes do Projeto Brasília 2060 e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal devem realizar reuniões e outros eventos em parceria, tendo como finalidade a discussão sobre o futuro da cidade.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »