Fase 2

Identificação das opções estratégicas mediante a realização de workshops com atores sociais relevantes

O principal papel de um processo de Gestão Estratégica de uma proposta de desenvolvimento é a identificação de opções que venham atender a todos os objetivos previstos com a implantação da ação de intervenção, mas que sejam as mais exequíveis e sustentáveis possíveis. Na medida em que uma nova política, plano ou programa seja proposta, as opções a serem consideradas podem incluir modificações nelas mesmas e em outras políticas, planos e programas implantados para o mesmo contexto (espaço ou território). Ou, ainda, a proposição de novas opções estratégicas.

Deve existir uma articulação/complementaridade entre as possíveis opções a serem propostas. Por exemplo, uma intenção em atender certa demanda – por exemplo de energia, água ou transporte, dentre outros – pode ser resolvida com uma redução do consumo e não apenas se considerando a alternativa de aumento da oferta. Nesse sentido é fundamental que diferentes atores e informações sejam considerados no procedimento de definição das alternativas.

O desenvolvimento em nível estratégico permite também, que uma diversidade significativa de melhorias ambientais, sociais, econômicas e institucionais possam ser introduzidas nas políticas, planos e programas, provavelmente como parte do processo de determinar as implicações que uma gestão adequada pode resultar para o capital ambiental, social, econômico e institucional, dentre outros.

Em alguns casos, uma opção será claramente melhor que as outras, mas, em muitos casos, grande número de opções poderá ser considerado, incluindo, inclusive, aquela de não se intervir.

Uma fonte para a identificação de opções é a realização de consultas a especialistas do tema em discussão. Esta consulta pode ser realizada mediante dois procedimentos.

O primeiro por meio da realização de workshop com a participação de especialistas. Na definição da composição do grupo de especialistas a ser convidado, deve ser considerada participação tanto de acadêmicos e pesquisadores, como de agentes públicos e privados envolvidos cotidianamente com o tema central de cada workshop. O procedimento é presencial e consiste na realização de reunião com especialistas no tema em discussão. Este procedimento é mais bem desenvolvido se na abertura da reunião alguns dos especialistas convidados (em geral três) puderem fazer apresentações que incluam uma análise síntese da situação atual do tema em discussão (e.g., uma síntese do baseline sobre Educação indicando os principais problemas identificados) e a proposição de alternativas (soluções para os problemas identificados). O resultado da reunião deverá ser a escolha da(s) opção(ões) considerada(s) como a(s) mais adequada(s).

O segundo procedimento é a realização de uma pesquisa junto a especialistas do tema em discussão por meio do método Delphi. Este é um procedimento virtual e, na prática, é mais usado para realização de visões prospectivas e menos para a identificação de opções.

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