Oficiais da PMDF debatem o serviço “190” em reunião no Ibict

jun 17 • Notícias • 2231 Views • Comentários desativados em Oficiais da PMDF debatem o serviço “190” em reunião no Ibict

Nos últimos dias 16 e 17 de junho, oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e especialistas da área de segurança pública reuniram-se no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para uma discussão sobre o serviço de atendimento de emergência da PMDF (190). A ação faz parte das atividades realizadas no âmbito da área temática Segurança Pública, do Projeto Brasília 2060, que é realizado desde 2014 pelo instituto.

“Após esse período de atividades, estamos começando a perceber concretamente como o trabalho desenvolvido pela equipe do projeto pode impactar na prática na vida do cidadão brasiliense. Com o projeto, o Ibict pretende criar diretrizes para mudanças, ações e políticas públicas que possam melhorar a segurança pública no Distrito Federal”, afirma Cecília Leite, diretora do Ibict. O professor e coordenador do Brasília 2060, Paulo Egler, explica que um dos principais problemas enfrentados na gestão de políticas públicas é a organização das informações. “Informação sempre foi um grande problema na área do planejamento, não por causa da ausência dela, mas pela fragmentação. Exatamente por isso, um dos objetivos principais do Projeto Brasília 2060 é atuar na organização dessa informação”, detalha Paulo Egler.

A diretora do Ibict acrescenta que os resultados do projeto irão colaborar com o trabalho dos gestores de políticas públicas no Distrito Federal. “A Ciência da Informação é a ciência do momento. Ela está ligada a tudo, então vamos utilizá-la da melhor maneira possível no projeto. A ideia do projeto é melhorar a qualidade da gestão no DF, por meio da organização da informação”, explica Cecília.

Como explica George Felipe Dantas, coordenador da área de Segurança Pública, várias atividades foram desenvolvidas até o momento, como a criação de uma Linha de Base. “A Linha de Base é um diagnóstico contemporâneo que traz indicadores e dados importantes, com um olhar intraespecífico e interespecífico da segurança pública no DF, analisando-a ao longo da história do DF e pensando-a em relação às unidades federativas”.

A discussão sobre o “190” marca um momento importante do projeto, após a definição das opções estratégicas em Segurança Pública: Recursos Humanos, Infraestrutura, Gestão do Conhecimento e Integração. Os documentos da área de Segurança Pública do Brasília 2060 podem ser encontrados no site do projeto, no seguinte endereço: http://brasilia2060.ibict.br/temas-2/seguranca.

Sobre o Projeto Brasília 2060

Desde janeiro de 2014, o Ibict vem desenvolvendo o Projeto Brasília 2060, cujo objetivo principal é o resgate da atividade de planejamento. Neste sentido, o projeto representa um experimento de elaboração de políticas, planos e programas públicos, tendo como objeto de trabalho a cidade de Brasília e seu Entorno, com duas características principais.

A primeira é a adoção de um método de trabalho que tem origem na avaliação de sustentabilidade. Por este método qualquer trabalho de prospecção de futuro deve ser embasado em visão detalhada e precisa do presente, ou seja, na construção de uma linha de base. Ademais deste aspecto, o método prevê que a formulação de políticas, planos e programas precisa ser realizada tendo-se sempre em consideração a dimensão territorial e a avaliação de impactos das opções de futuro adotadas.

A segunda é o desenvolvimento de um sistema de informações que colete, organize, sistematize e dissemine informações de três naturezas: estatísticas, textos e imagens e informações georreferenciadas.

O Projeto Brasília 2060 adotou seis áreas temáticas para o processo de experimentação de formulação de políticas, planos e programas: Educação; Saúde; Segurança Pública; Ciência, Tecnologia e Inovação; Mobilidade Urbana; e Cultura, Esporte e Lazer.

Para conhecer mais sobre o projeto Brasília 2060, acesse: http://brasilia2060.ibict.br.

Comunicação Social do Projeto Brasília 2060
Foto: Patrícia Osandón (Projeto Brasília 2060)

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »