Mobilidade urbana é tema de encontro promovido pela Companhia de Planejamento do DF

abr 8 • Notícias • 1431 Views • Comentários desativados em Mobilidade urbana é tema de encontro promovido pela Companhia de Planejamento do DF

Gestores, especialistas e profissionais que atuam na área de mobilidade urbana participaram no dia 5 de abril, na sede da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), da primeira edição do projeto Encontros Urbanos. Entre os participantes do evento estiveram presentes integrantes da equipe do Projeto Brasília 2060, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

O evento, organizado pela Codeplan, discutiu análises e propostas de melhorias para o transporte público da Área Metropolitana de Brasília (AMB). Na oportunidade, foram apresentados os resultados de 2013 da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio e da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílio. Ambas trazem, entre outros dados, os percursos de moradores de Brasília e do entorno para os locais de trabalho.

Segundo o presidente da Codeplan, Lucio Rennó, o projeto Encontros Urbanos propõe pensar uma “nossa Brasília”, examinando os desafios, diagnosticando os problemas, pensando em prognósticos e soluções para esses desafios, envolvendo ações e políticas públicas concretas.

“A primeira edição do projeto tratou das questões de mobilidade urbana, apresentando uma visão bastante complexa e multidimensional desse tema. Existe uma visão relativamente sobre o tema, reforçando um aspecto novo de algo que já vem sendo discutido. Temos a vontade de ter uma cidade com uma característica mais agregada, ligada de forma integrada entre as regiões administrativas, principalmente no que tange à locomoção de pessoas”, explicou Rennó.

Aldo Paviani, diretor de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan, afirmou que o evento teve a finalidade de levar para a população todas as informações sobre o trabalho realizado pela Codeplan. “Aqui tivemos a oportunidade de discutir o que queremos para a nossa cidade. Temos o desafio de oferecer ideias, sugestões e direcionamentos para essa população que está se locomovendo. Buscamos trabalhar por um deslocamento que seja favorável, confortável, e que não tenha tantos custos para a população”, disse.

A técnica da Codeplan Mônica Veloso explicou que o deslocamento pendular dos cidadãos brasilienses se dá principalmente por causa do trabalho. “É preciso mudar esse quadro, investindo em atividades econômicas de grande porte em outros espaços. Mas é importante salientar que essas mudanças dependem da capacidade de suporte do território e investimentos em infraestrutura”, observou.

Mais informações sobre o projeto Encontros Urbanos no portal: http://www.codeplan.df.gov.br.

Comunicação Social do Projeto Brasília 2060
Foto: Toninho Leite (Codeplan)

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »