Equipe de Mobilidade Urbana do Projeto Brasília 2060 apresenta resultados finais

mar 18 • Notícias • 3673 Views • Comentários desativados em Equipe de Mobilidade Urbana do Projeto Brasília 2060 apresenta resultados finais

No último dia 14, a equipe de Mobilidade Urbana do Projeto Brasília 2060 apresentou oficialmente os resultados do trabalho coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) ao longo dos dois últimos anos. A explanação ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a presença de especialistas, autoridades e formuladores de políticas públicas.

Ao longo do projeto, três temas estratégicos em mobilidade urbana foram previamente definidos, após debate com especialistas da área: Sistemas de Informação, Gestão do Espaço Urbano e Uso e Ocupação do Solo. Foram apontadas como prioridades para a mobilidade urbana da Área Metropolitana de Brasília (AMB) a redistribuição, a equalização e a humanização do espaço público; o planejamento e a gestão integrados do território e da mobilidade de modo sustentável; e a descentralização e reordenamento territorial, tendo como atrativos a oferta de serviços, atividades econômicas, culturais, moradia, educação, saúde e lazer.

“Os especialistas da área de mobilidade urbana que se reuniram e discutiram soluções desta temática ao longo do projeto indicaram propostas que passam necessariamente pela formulação e execução de políticas públicas de forma conjunta entre os entes federativos da AMB. Para viabilizar tais iniciativas é essencial um rearranjo institucional que contemple uma gestão conjunta do território e do sistema de mobilidade. Ou seja, as soluções apresentadas demandam uma amarração legislativa, com novo marco legal, para garantir o sucesso destas políticas públicas da área de mobilidade urbana”, detalhou Osvaldo Assis Rocha Neto, um dos integrantes da equipe de mobilidade urbana.

No evento, a equipe do projeto detalhou os resultados da linha de base e do workshop da área temática. “A linha de base é uma descrição da situação atual relativamente à temática de Mobilidade Urbana da AMB. O documento contém uma descrição dos principais programas e ações de mobilidade urbana desenvolvidos nos últimos dez anos na AMB, bem como um diagnóstico da situação atual sobe o assunto”, explicou Paulo Egler, coordenador do Projeto Brasília 2060, reforçando a importância da construção de um sistema de informações integrado no Distrito Federal.

Entre as autoridades presentes, esteve o deputado Izalci Lucas, que reforçou a autonomia das regiões administrativas. “O Projeto Brasília 2060 é fundamental porque os gestores e formuladores de políticas públicas podem saber quais são os gargalos e problemas existentes, podendo aprimorar as medidas que devem ser tomadas para a melhoria da legislação. Precisamos de um DF que seja construído por todos nós”, afirmou o deputado.

O Projeto Brasília 2060 adotou seis áreas temáticas para o processo de experimentação de formulação de políticas, planos e programas: Educação; Saúde; Segurança Pública; Ciência, Tecnologia e Inovação; Mobilidade Urbana; e Cultura, Esporte e Lazer. Os documentos da área de Mobilidade Urbana do Brasília 2060 podem ser encontrados no site do projeto, no seguinte endereço: http://brasilia2060.ibict.br/temas-2/mobilidade-urbana.

Texto e fotos: Comunicação Social do Projeto Brasília 2060

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »