Escolas do DF reúnem-se com equipe de Educação do Projeto Brasília 2060

fev 9 • Educação, Notícias • 2399 Views • Comentários desativados em Escolas do DF reúnem-se com equipe de Educação do Projeto Brasília 2060

A equipe da área de Educação do Projeto Brasília 2060 reuniu-se com diretores, coordenadores e professores de escolas públicas do Distrito Federal no último dia 05, no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O professor Pedro Demo, um dos coordenadores do Projeto, explica que a reunião com os professores inicia uma nova fase da iniciativa, rumo à implementação de uma escola integral.

97ca4e359bdeccd1b0aafa2502a42279876eb0b9“As escolas estão bastante animadas com o Projeto. A metodologia proposta muda completamente o que é uma escola tradicional. Trata-se de uma metodologia que procura fazer da escola uma comunidade de aprendizagem. Propomos um aluno que esteja motivado a pensar e a propor, passando a ser autor no processo de aprendizagem”, explica o professor.

Pedro Demo acrescenta que o modelo de escola integral propõe uma educação na qual cada aluno tem um ritmo próprio de desenvolvimento e de aprendizagem. “Cada aluno passa a ser cuidado individualmente e por inteiro. Queremos que o aluno possa gostar de estar na escola e seja um protagonista. O espaço escolar se transforma em uma comunidade de aprendizagem, desde o diretor até o merendeiro, valorizando também a comunidade e os pais”, acrescenta.

Durante o evento, Claudia Passos, integrante da equipe, apresentou a Matriz Lógica, com definição de metas, atividades e prazos. Na matriz foram definidas questões como o desenvolvimento e a sustentabilidade das ações, a avaliação do processo em vários níveis e os desafios para a implementação da escola integral.

cb5731b4d02f2151feb066f060d45e4a8abf7dc2Como pontua José Pacheco, também coordenador da área de Educação do Projeto, deve-se investir no potencial dos professores do Distrito Federal. “Precisamos de uma nova forma não apenas de pensar e, sobretudo, de fazer a educação. Nossa ideia é que os professores sejam os transformadores da escola. Temos as melhores expectativas possíveis para o Projeto. Atuo há 47 anos nessa área e sei que daqui a quatro anos a educação no Distrito Federal estará diferente. É possível fazer com que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional seja aplicada, de modo coerente com as políticas públicas educacionais”, explica Pacheco.

Desde o início do Projeto, a equipe de Educação tem trabalhado para inventariar diretrizes que subsidiem o desenvolvimento, a elaboração, a implementação e a avaliação de políticas, planos e programas para uma educação de boa qualidade. Além da tarefa de implantação do Projeto nas primeiras escolas atendidas, a equipe de Educação tem atuado na definição de indicadores para monitoramento e avaliação das ações voltadas para uma educação de boa qualidade, bem como o estabelecimento de uma estratégia conjunta de mudança entre alguns atores centrais, como Ibict, escolas e a Secretaria de Estado de Educação do DF.

Sobre o Projeto Brasília 2060

f3d6a8e1a799178aa55c65c2916e4fc978a2be9aDesde janeiro de 2014, o IBICT vem desenvolvendo o Projeto Brasília 2060, cujo objetivo principal é o resgate da atividade de planejamento. Neste sentido, o Projeto representa um experimento de elaboração de políticas, planos e programas públicos, tendo como objeto de trabalho a cidade de Brasília e seu entorno, com duas características principais.

A primeira é a adoção de um método de trabalho, que tem sua origem na avaliação de sustentabilidade. Por este método qualquer trabalho de prospecção de futuro deve ser embasado em visão detalhada e precisa do presente, ou seja, na construção de uma linha de base. Ademais deste aspecto, o método prevê que a formulação de políticas, planos e programas tem de ser realizada tendo-se, sempre, em consideração a dimensão territorial e a avaliação de impactos das opções de futuro adotadas.

A segunda é o desenvolvimento de um sistema de informações que colete, organize, sistematize e dissemine informações de três naturezas: estatísticas, textos e imagens e informações georeferenciadas.

O Projeto Brasília 2060 adotou seis áreas temáticas para o processo de experimentação de formulação de políticas, planos e programas: Educação; Saúde; Segurança Pública; Ciência, Tecnologia e Inovação; Mobilidade Urbana; e Cultura, Esporte e Lazer.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »