Padrões Territoriais são apresentados no Projeto Brasília 2060

dez 18 • Notícias • 1333 Views • Comentários desativados em Padrões Territoriais são apresentados no Projeto Brasília 2060

Dando continuidade às ações do Projeto Brasília 2060, que objetiva desenvolver um sistema de informações para gestão estratégica em nível governamental, foi apresentada, nesta segunda-feira (15/12), a palestra Padrões Territoriais da Área Metropolitana de Brasília.

O mestre em Planejamento Urbano e Regional e doutor em Economia Cláudio Gonçalves Egler foi o responsável pela apresentação que abordou o tema: Unidades Espaciais de Informação para a Gestão Estratégica.

42660aa874cc8cffccb7b0a024a9256cdcc2b3c0Segundo Cláudio Egler, nesta etapa do projeto foi realizado um recorte das regiões pesquisadas, o que permitiu uma visão mais detalhada das mesmas. Os dados colhidos servirão de instrumento para a construção do sistema de informações territoriais para a gestão estratégica, que futuramente atenderá as regiões administrativas do Distrito Federal.

Cecília Leite Oliveira, diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), disse que esta fase do projeto já demonstra o trabalho do georreferenciamento de toda área metropolitana de Brasília, que servirá de base para todas as ações relacionadas aos temas educação, saúde, ciência e tecnologia, dentre outros.

A ideia é que em 2015 seja possível colocar os trabalhos realizados em todas as áreas do projeto no mesmo ponto de desenvolvimento, porque hoje ainda há diferença no nível de encaminhamento de cada um, além de ampliar aqueles que pouco avançaram. “O intuito é que possamos chegar ao final do projeto (daqui a dois anos) com um sistema de informação capaz de subsidiar programas de governo e políticas públicas com informações reais, verídicas, incontestáveis, colocando o projeto em outro patamar de desenvolvimento”, ressaltou Cecília.

e6f3ea49ac04ec576b6ed433ae10b0bad3f46effO coordenador do Brasília 2060, Paulo Egler, explicou que o projeto tem como motivador a criação de um sistema de planejamento de cidades sustentáveis. “A equipe está trabalhando na identificação de problemas e soluções de vários setores – saúde, educação, segurança pública – que compõem o conjunto de uma metrópole como Brasília. O foco desse trabalho é termos uma visão integrada deste conjunto de setores e de ações. A ideia do sistema é reunir todas essas informações e integrá-las em uma base de dados, para que possam ajudar os gestores nas suas ações em benefício da população”.

Post Relacionados

Os comentrios esto fechados.

« »